AÇÃO DE FORMAÇÃO


Congresso «Inteligência Emocional e Educação: investigar e intervir para mudar»

 

 

O Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) reconhece o I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: investigar e intervir para mudar, como Atividade de Formação para os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Os interessados em obter o certificado de acreditação da participação no congresso terão que cumprir, cumulativamente, com os pontos seguintes:

     A. Realizarem a sua inscrição através do site oficial do congresso www.wix.com/congressoie2012/home até à meia-noite do dia 20 de junho de 2012. Posteriormente serão contactados diretamente pelo Centro de Formação AVCOA para completarem a sua inscrição no Centro de Formação.

       B. Submeterem-se à avaliação final através da realização de um relatório reflexivo acerca das temáticas desenvolvidas ao longo das atividades do congresso (comunicações realizadas por diferentes oradores, simpósios, workshops e posters).

1. Designação da Ação de Formação: Congresso «Inteligência Emocional e Educação: investigar e intervir para mudar»

2. Registo: CCPFC/ACC-70940/12

3. Nº de Créditos: 0,6
4. Modalidade: Curso de Formação

5. Destinado a: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
6. Escola promotora: Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo em S. Roque (Oliveira de Azeméis)
7. Entidade Certificadora: Centro de Formação AVCOA – Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis
8. Formadora: Paula Susana Figueiredo Queirós
9. Duração: Nº Total de horas presenciais 15
9. Objetivos: Esta ação, focada em torno da interação entre a investigação e a prática da Inteligência Emocional, tem como principais objetivos:

• Incentivar a reflexão e estudo no âmbito da inteligência emocional, formação e investigação através da apresentação de trabalhos e troca de experiências sobre Investigações nacionais e internacionais nas quais se abordem temáticas relacionadas com as emoções, psicologia positiva, estratégias de regulação e/ou inteligência emocional.

• Proceder à revisão dos modelos conceptuais da Inteligência Emocional e respetivos aspetos teóricos

• Analisar os avanços recentes nas abordagens disponíveis para a avaliação de Inteligência Emocional

• Perceber o impacto da Inteligência Emocional no campo aplicado, particularmente na educação, na saúde e nas organizações.

10. Metodologia: A ação terá uma duração de 15 horas, desenvolvendo-se em 4 sessões, distribuídas por dois dias. Esta será, privilegiadamente, constituída por comunicações realizadas por diferentes oradores, simpósios, workshops e posters. Cada comunicação implicará um espaço para perguntas-respostas. No final da ação, cada docente realizará um relatório reflexivo acerca das temáticas desenvolvidas ao longo das atividades.

11. Avaliação dos Formandos: Avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, numa escala de 0 a 10, conforme o nº 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente e Decreto-lei nº 15/2007 de 19 de janeiro, tendo por base os seguintes parâmetros:
A. Assiduidade (30%)
B. Relatório reflexivo (70%) efetuado a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de:
      1 a 4,9  valores – Insuficiente
      5 a 6,4 valores – Regular
      6,5 a 7,9 valores – Bom
      8 a 8,9 valores – Muito Bom
      9 a 10 valores – Excelente

Deve ser elaborado um relatório reflexivo, com o máximo de 5 páginas A4, acerca das temáticas desenvolvidas ao longo das atividades do congresso (comunicações realizadas por diferentes oradores, simpósios, workshops e posters), salientando:
      A. Identificação da Ação
          Centro de Formação AVCOA
          Ação de formação:
          Duração:
          Modalidade:
          Data:
          Local:
          Formador:
          Formando:
     B. Introdução. (Entre outros, clarificação dos motivos que levaram à frequência da ação; …)
     C. Análise reflexiva crítica acerca das temáticas desenvolvidas ao longo das atividades do congresso, fazendo uma ligação dessas temáticas para a sua prática profissional.
     D. Sugestões de propostas futuras para o desenvolvimento desta área a que assistiu, ou do congresso em geral, no sentido da promoção das competências da Inteligência Emocional na escola.
     E. Autoavaliação qualitativa e quantitativa (0-10 valores).
O relatório reflexivo e o questionário devem ser enviados para congressoie2012@gmail.com até ao dia 22 de julho de 2012, em formato pdf. É importante constar como assunto do correio eletrónico: Relatório reflexivo e autor.

12. Modelo de Avaliação da Ação:
     A. Pelos formandos: resposta a um inquérito elaborado para o efeito.
     B. Pelo formador: resposta a um inquérito elaborado para o efeito.
     C. Pelo Centro de Formação: elaboração de um relatório global de avaliação com base nos instrumentos avaliativos utilizados por formandos e formador.