Daniel do Rosário Medina

Conselheiro Diplomático do Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

Reitor da Universidade Intercontinental de Cabo Verde. Professor Universitário: Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e Universidade Intercontinental de Cabo Verde. Consultor de Empresas nas áreas de Projetos, Comunicação e Imagem.
Doutor em Ciências Políticas; Mestre em Linguística; Mestrando em Psicologia Social; Pós-Graduado em Direito da Comunicação e em Formação Diplomática e Relações Consulares. Licenciado em Comunicação Social – com especialização em Jornalismo Internacional na Escola Superior de Jornalismo - Porto.
É membro da Associação Internacional Poetas del Mundo e da Associação de Escritores Cabo-verdianos. Administrador da Sociedade Cabo-verdiana de Autores. Cronista semanal na Rádio de Cabo Verde e no Jornal “A NAÇÃO”.
Foi Adido Cultural e de Imprensa na Embaixada de Cabo Verde em Portugal e representante da Embaixada de Cabo Verde na presidência das mesas nas Eleições Presidenciais e Legislativas. 

Entre as suas publicações, destacam-se: Crónicas que a Vida Conta (Crónicas); Tambor (Poesia); Pela Geografia do Prazer (Poesia); Abordagem Experimental sobre "As Relações entre a TV e a Criança". Artigos de opinião em diversos jornais sobre Sociedade, Comunicação Social, Cultura e Educação. Artigos científicos em revistas especializadas.

Doutora em Investigação em Didáticas Especiais - com acreditação do grau de Doutor Europeu; Mestre em Ativação do Desenvolvimento Psicológico; Pós-Graduada em Ciências da Educação - com especialização em Orientação Educativa; Licenciada em Educação Física - com especialização em Ginástica Rítmica Desportiva, na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto.
Docente das disciplinas de Educação Física e Formação Cívica no Agrupamento Vertical de Escolas de S. João da Madeira.
Docente convidada da ESE Jean Piaget / Arcozelo na disciplina de Políticas e Estratégias do Sistema Educativo Português, do curso de Mestrado em Administração e Gestão Escolar e Orientadora de Teses de Mestrado.
Conferencista convidada em diversos eventos e preletora em conferências e simpósios nacionais e internacionais.
Exerceu funções inspetivas, em regime de requisição, na Inspeção-Geral da Educação, nas áreas do Ensino Básico e Secundário e Ensino Superior (1996 a 2001).

 

Mentora e coordenadora nacional do Projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional na Escola.
Autora do Programa MQ - Aprender a ser feliz, Registo de Propriedade Intelectual (Direitos Autorais) - IGAC-MC - 4693/2010.
Autora e dinamizadora responsável pelos Programas de Promoção e Desenvolvimento da Inteligência Emocional da “Desenhar Sorrisos – Psicologia e cuidados de Saúde” em S. João da Madeira.
Autora da versão portuguesa da Trait Meta-Mood Scale - TMMS-24 (instrumento para avaliar os níveis de inteligência emocional intrapessoal), publicada em 2005.
Autora da versão portuguesa das escalas de resposta de ruminação e de distração do “Response Styles Questionnaire - RSQ (instrumento para avaliar os estilos de resposta à depressão), publicada em 2008.
Autora de diversos artigos científicos, publicados desde 2000 em revistas científicas nacionais e internacionais, relativos a investigações realizadas na área da Inteligência Emocional, área em que trabalha há quase 15 anos.
Tese de Doutoramento (2004) e Dissertação de Mestrado (2000) realizadas na área da Inteligência Emocional.
Líder do riso, com certificação internacional.
Formadora certificada pelo IEFP.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: B13 Psicologia da Educação; Práticas de Aconselhamento e Orientação; Investigação-Ação; Educação para a Cidadania; Educação Física; Expressões (Físico Motora/Musical/Dança) e Práticas de Desporto Escolar.
Formadora das Ações de Formação creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua: "A Inteligência Emocional na Escola"; "A Inteligência Emocional na Educação"; "A Inteligência Emocional e as Técnicas de Relaxamento na Educação"; "A Inteligência Emocional e o Humor na Educação".

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) y profesora titular del Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación de la Facultad de Pedagogía de la UB. Codirectora del Màster en Educación Emocional y directora del GROP (Grupo de Investigación en Orientación psicopedagógica). Su línea de investigación principal es la educación emocional. Algunas de sus publicaciones relacionadas con la ed. emocional son: (1998) Educación emocional. (1999) Actividades de ed. Emocional (2000) Evaluación de programas de ed. Emocional. (2001) Diseño y Evaluación de programas de ed. emocional. (2005) Competencias para la vida y el bienestar, (2007) Competencias emocionales. (2007) Ámbitos de Aplicación de la educación emocional:proyectos innovadoras y temáticas emergentes. (2009) Desarrollo emocional en el contexto familiar, (2009) Desarrollo de competencias emocionales para la inserción laboral, (2009) El saber acero emocional, destreza 

ineludible, (2009)Actividades de autoaplicación para la Mejora de las competencias emocionales, (2009 ) Actividades para el Desarrollo de la inteligencia emocional en los niños (2010) Constitución del Cuestionario de Desarrollo Emocional de Adultos (QDE-A) (2010) Competencia emocional y habilidades sociales en estudiantes universitarios, (2012) Importancia y necesidad de la educación emocional en la infancia y la adolescencia, entre otras. 

Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Saúde
- Presidente de Direção da PAIDEIA - Plataforma Aberta - Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional. Associada Fundadora.
- Doutoramento em Ciências de Educação, Tese: “Competência Emocional em Professores – Um estudo em Discursos do Campo Educativo” - Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, (FPCE-UP). 2005- Mestrado em Promoção/Educação para a Saúde, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD): Dissertação “Competência Emocional do Professor”. 2000.
- Coordenadora da Equipa Internacional de Investigadores, em parceria,  do Projecto Piloto “Competência Emocional e Saúde dos Estudantes do Ensino Superior” a ser realizado ao longo do 1º semestre do ano lectivo de 2011/12, por uma parceria de quarto Instituições: Instituto Politécnico de Bragança:. Universidade de Salamanca, Espanha;  Universidade de Pernambuco, Brasil;  Universidade de Catânia, Itália.

 

- Coordenadora da Equipa de Investigadores do Projecto Piloto “Competência Emocional e Saúde dos Estudantes do Ensino Superior” realizado no Instituto Politécnico de Bragança entre Abril e Julho de 2011, envolvendo docentes das escolas: Escola Superior de Saúde ESSa (3 Departamentos,  Escola Superior Agrária ESA (2 Departamentos)
- Orientação e Arguência de Teses de Mestrado e Doutoramento em Universidades Portuguesas e Estrangeiras: Arguência de 8 Teses; Orientação Científica de 8 Teses de Mestrado e 5 Teses de Doutoramento
- Desenvolveu e validou a “Escala Veiga de Competência Emocional” (EVCE), utilizada em 37 Teses (Mestrado e Doutoramento) apresentadas em 9 Universidades (portuguesas e Estrangeiras).

Conferencistas

​Susana Castanheira Lopes

faculdade e Curso de Alta Direção da Administração Pública no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE;
Frequentou no ano escolar de 1975/76, o 6.º ano no liceu de Oliveira de Azeméis.

Adjunta do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar;
Docente convidada do Instituto Superior de Economia e Gestão, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e do Instituto Superior de Ciências Educativas;
Formadora convidada da Microsoft – Curso de “líderes Inovadores”, 3ª edição;
Diretora dos Serviços Jurídicos da Direção Geral de Recursos Humanos da Educação, atual Direção Geral de Administração Escolar;
Docente da carreira do Ensino Secundário;
Distinguida em 2008 com uma Menção Honrosa atribuída pela Deloitte e Diário Económico no concurso  das “Boas Práticas” na Administração Pública pelo projeto da “Contratação de Escola em rede” em 2008;
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa com pós- graduação em Ciência da Legística tirada na mesma